fb-pixel
Skip to main content

Você conhece as ferramentas e programas gratuitos para ONGs? Reunimos 10 exemplos – muitos usados pelo Arredondar – para produzir materiais de comunicação, armazenar arquivos em nuvem, gerenciar projetos e assinar documentos digitalmente. E o melhor: tudo que está na lista é gratuito, oferece plano para ONGs ou suspensão do valor de assinatura durante esse período de isolamento social ou versão grátis para teste.

 

1 Linktree – para organizar conteúdo

Cria um único link para indicar múltiplos links. Por exemplo, usamos um linktree para indicar os perfis do Arredondar em todas as redes sociais.

QUANTO? A versão básica é gratuita. O plano pago oferece diversificação de layouts, remoção da logo da ferramenta, definir por quanto tempo o link vai aparecer, mais opções de análises de cada link, etc.

DICA! É possível criar um único link para a bio do instagram. Sempre que houver menções para acessar conteúdo novo na bio, adicione dentro do perfil do linktree sem alterar o que está na bio.

 

2 Canva – para design e arte para posts

Plataforma online com uma proposta de design simples e intuitiva. Boa opção para desenvolver peças para diferentes necessidades e em vários formatos. Oferece modelos prontos para serem customizados. É possível inserir suas próprias imagens e mudar as cores e posições de cada elemento.

QUANTO? ONGs podem cadastrar aqui para ter acesso gratuito ao Canva Pro (pacote mais completo). Caso sua organização preencha os requisitos, você receberá uma mensagem de confirmação para usar os recursos Pro da plataforma.

DICA! Para redes sociais, o Canva oferece o tamanho exato para Stories ou post no feed, por exemplo. E a versão Pro permite salvar o mesmo design em vários formatos automaticamente.

 

3 TechSoup Brasil – para acessar licenças de softwares e programas para ONG`s

Programa que fornece suporte técnico e ferramentas tecnológicas exclusivas para organizações sem fins lucrativos. Possuem parcerias com Amazon, Microsoft, Google, Adobe, Zoom, Norton, Asana, Tableau, Bitdefender, DocuSign entre outras.

QUANTO? Desde que atendam os critérios de elegibilidade de cada empresa parceira, as organizações do terceiro setor podem cadastrar-se para acessar programas de descontos para compra de softwares, programas doação e programas de solução em nuvem.

Dica! É possível realizar aquisição ou regularização de licenças para computadores doados, por exemplo. O cadastro no Techsoup é um dos requisitos para acessar o programa de anúncios do Google.

 

4 Microsoft Filantropia – para acessar licenças de software, serviços em nuvem e treinamentos

Programa de doação de licenças de software e serviços de Recursos de Nuvem (Office 365) para organizações sem fins lucrativos. Também oferece conteúdo e

QUANTO? Para as organizações que atendem aos critérios do programa, oferecem descontos no valor ou e acesso gratuito, a depender da ferramenta. É necessário ter o registro no site TechSoup, que disponibiliza um código token.

DICA! O programa Microsoft YouthSpark oferece recursos para capacitação como alfabetização digital, hora do código para iniciar programação e Microsoft Academy (conteúdo em inglês) para capacitação em T.I.

 

5 Google Ad Grants – para acessar verba para anúncios

Programa do Google direcionado para ONGs disponibiliza R$ 10.000,00 (dez mil dólares) de verba mensal para criar anúncios baseados em busca.

Há algumas restrições: criar apenas anúncios em texto, redirecionar para o site da ONG e acessar a conta do Google Ads pelo menos uma vez a cada 90 dias. Não cumprir essas regras pode levar à suspensão do programa.

QUANTO? A ONG precisa se cadastrar e atender às políticas do programa para participar. É necessário ter o registro no site TechSoup, que disponibiliza um código token.

DICA! Criar campanhas com anúncios pagos, mas sem gastar com isso, pode impulsionar sua página de doações e gerar visibilidade para o seu trabalho. Quando usuários fizerem buscas no Google relacionadas a palavras chaves que envolvem a sua campanha, seu anúncio pode aparecer nessa busca posicionado após os anúncios pagos.

 

6 Pacote Google (GSuite) – para produtividade online e compartilhamento

Oferece versões de vários programas do Google (como Google Drive para guardar arquivos, Hangouts para videoconferências, Google Agenda, Google Docs equivalente ao Microsoft Word) que podem ser personalizados com o domínio do cliente.

QUANTO? O GSuite possui uma versão gratuita para ONGs que inclui drives compartilhados e número ilimitado de usuários. É necessário ter o registro no site TechSoup, que disponibiliza um código token.

DICA! Até 1º de julho de 2020, o Google disponibiliza acesso gratuito à categoria avançada de videoconferências do Hangouts Meet para todos os clientes do GSuite. Nessa categoria, é possível realizar reuniões com mais de 250 pessoas e transmissões ao vivo para mais de 100 mil espectadores.

 

7  DropBox – para produtividade online e compartilhamento

Serviço de armazenamento em nuvem e compartilhamento de documentos. Saiba mais aqui

QUANTO? Está fornecendo 3 meses de assinatura gratuita para ONG`s, especialmente as focadas no combate ao COVID-19. Além do plano DropBox Business, as organizações podem assinar o HelloSign Enterprise.

 

8 Mailchimp – para produtividade

Ferramenta de disparo de emails em massa e automação de marketing.

QUANTO? Até 30 de Junho de 2020, está oferecendo gratuitamente o plano Standard para grupos elegíveis que precisam enviar informações críticas de saúde pública sobre o COVID-19. Para ter acesso, assine a conta gratuita e entre em contato com o time  de vendas.

DICA! Campanhas de email podem reforçar a comunicação com doadores, parceiros e entusiastas da sua rede, criar um informe institucional, enviar release para imprensa. O plano gratuito tem envio para 2.000 contatos. Ainda é possível monitorar quantos abriram ou rejeitaram o email, quantos foram não abertos foram para a caixa postal.

 

9 AssineOnline – para gestão

Plataforma de assinatura online, proporciona validade jurídica para a assinatura eletrônica de documentos como contratos, atestados, ofícios etc. Além de permitir compartilhá-los de forma segura e legítima.

QUANTO? Está oferecendo acesso gratuito para ONG`s. Registre-se e entre em contato com o time de vendas.

 

10 Portal ONG Fácil

Sistema online desenvolvido pelo Instituto Ekloos para promover gestão automatizada de processos.

QUANTO? Oferece versão gratuita para ONGs. Nesse plano, é possível desenvolver cronogramas de execução de projetos com custos estimados e realizados, cadastrar doadores e pessoas atendidas e gerar relatórios.

Saiba mais: http://www.portalongfacil.com.br/

 

Por Nathalia Evelyn Firmino

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com