fb-pixel
Skip to main content
  • Texto das voluntárias Letícia Lemos e Jéssica de Vasconcelos.

Ontem comemorou-se o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para preservá-lo, ele conta com a ajuda de algumas ONGs que atuam em sua defesa, como o Instituto IPE e o Instituto Terra.

O Instituto de Pesquisa Ecológica (IPE), é uma organização socioambiental brasileira que trabalha com educação, pesquisa e negócios sustentáveis, para proteção da biodiversidade brasileira. Já contribuiu com grandes pesquisas científicas para a conservação de espécies de fauna, a plantação de arvores na mata atlântica e o envolvimento comunitário para a geração de renda para produção sustentável.

O Instituto Terra, é uma organização civil no Vale do Rio Doce, onde há grande desmatamento, com objetivo de restaurar o ecossistema, produzindo mudas da Mata Atlântica, educação ambiental, extensão ambiental e pesquisas cientificas. Já realizou o plantio de mais 4 milhões de mudas de espécies da Mata Atlântica no seu viveiro e mais de 7 mil hectares de áreas degradadas estão em processo de recuperação pelo Instituto Terra.

Observando o grande impacto causado por duas grandes organizações não governamentais e o quanto o meio ambiente precisa da colaboração de todos! O Terceiro Setor é uma iniciativa privada que acontece com a ajuda de voluntários para o desenvolvimento de projetos que visem à melhoria das atividades na sociedade civil, incluindo a defesa do meio ambiente.

Porém, para preservar a nossa natureza, não é necessário só estar atuando em alguma organização. Por meio de pequenos atos cotidianos, você consegue fazer a diferença. Confira algumas dicas:

1. Não jogue lixo nas ruas para evitar enchentes, poluição, doenças e até enfraquecimento do solo provenientes da decomposição desse lixo, o que pode gerar deslizamentos de terra.
2. Separe o seu lixo para que os vários tipos de resíduos tenham o destino correto no momento da reciclagem
3. Evite materiais descartáveis. Eles levam centenas e até milhares de anos para se decomporem
4. Reutilize produtos e faça compras conscientes. Evite comprar mais do que o necessário, pois assim você consequentemente estará economizando matéria prima.
5. Opte por se deslocar de bicicleta, apé ou de transporte público. Não contribua para o trânsito e a poluição que os carros geram.

PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com