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Estamos vivendo um momento de mudanças na relação com as marcas. Uma nova geração de consumidores, mais engajados e conscientes, avaliam o posicionamento das empresas das quais consome. A inclinação em comprar de marcas socialmente engajadas (71%) é apontada pelo estudo Brasil Giving 2020, publicado pela Charities Aid Foundation e . Essa preferência chega a 77% entre o público feminino e 65%, entre o masculino.

A primeira publicação da série arredondando causas compartilha a experiência da ONG Movimento Arredondar apoiando a comunicação da parceria com marcas socialmente engajadas e que apoiam causas.  Além de trazer dados sobre marketing de causa e comportamento do consumidor, o ebook provoca algumas reflexões e traz dicas redondas sobre como preparar o terreno para falar sobre propósito e ações relacionadas a causas.

Mas o que mudou nos últimos anos?

Quando o Arredondar foi fundado em 2011, gerar impacto socioambiental era uma “opção” ou “vocação” de algumas marcas. Acompanhamos a evolução desse cenário. Em 2020-21, posicionar-se em relação a causas e responsabilidade socioambiental é uma demanda entre o público consumidor e investidores. Produzir impacto positivo para a sociedade e estimular a participação cidadã deve fazer parte do DNA das empresas.

O posicionamento de marcas em relação a causas já está influenciando a decisão de compra do consumidor. Perceber que empresas promovem movimentos solidários, apoiam uma causa e fazem uma doação, gera valor não apenas de reputação, mas para o relacionamento e a conexão emocional com clientes.

O Monitor das Doações COVID-19 registrou o engajamento das marcas com doações que já passou de 6 bilhões. A pandemia abre caminhos para o aumento do envolvimento das empresas e como elas podem contribuir para a transformação social e ambiental. Uma das dicas redondas é sobre esse movimento que exige uma postura empática, respeitosa e cuidadosa no tratamento das causas apoiadas, para não reforçar generalizações e esteriótipos.

O que você vai encontrar no ebook Empresas e propósito: como comunicar causas

Como conseguir dados que apoiem a necessidade de me posicionar? A marca deve posicionar-se sobre todos os assuntos discutidos nos tópicos mais falados? Como preparar o terreno para falar sobre propósito e ações relacionadas a causas sem ser lido como socialwashing ou greenwashing? Por que fala-se tanto em ESG e nos 17 ODS da ONU?

Produzir impacto positivo não é mais uma opção. Marcas conscientes de seu impacto no mundo e que ajudam a solucionar problemas tem mais chances de estarem alinhadas às expectativas desse consumidor. Além de conhecer seus valores e percepções, é preciso entender que um outro patamar de comunicação deve vir acompanhado da ação.

No ebook “Empresas e propósito: Como comunicar causas”, falamos sobre essas e outras questões para construir e comunicar essa jornada.

Baixe gratuitamente aqui: https://quero.arredondar.org.br/ebook-como-comunicar-causas-arredondar

Publicado por Sulamita Santana

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